Aprenda tudo sobre Lentes de Contato

lentes de contato em riberao preto

1 - Existem exames que devem ser realizados antes da adaptação de Lentes de Contato?

Sim. Além da avaliação completa do oftalmologista a medida da curvatura da córnea é necessária (Ceratometria). Em alguns casos especiais outros exames complementares podem ser necessários como Topografia Corneana (Ceratometria Computadorizada) e a Microscopia Especular de Córnea.

2 - É seguro usar lentes de contato? Exitem riscos?

Muito seguro. O uso de lentes de contato é seguro desde que o paciente passe por uma avaliação oftalmológica completa e o oftalmologista descarte a presença de doenças oculares que contra indiquem o uso de lentes.

Apesar de ser seguro, o uso de lentes pode apresentar riscos para a visão, principalmente quando as orientações para o uso não são seguidas corretamente pelos usuários.

3 - Quais os cuidados devo ter com as lentes contato?

  1. Adaptar lentes de contato com especialista (oftalmologista)
  2. Usar soluções adequadas (multiuso)
  3. Não usar soro fisiológico ou água corrente para limpar e/ ou manter as lentes
  4. Não usar as lentes por período maior que o indicado pelo oftalmologista
  5. Descartar as lentes conforme orientação do fabricante
  6. Não dormir com lentes de contato
  7. Manter as mão limpas ao manusear as lentes
  8. Nunca usar lentes quando estiver sentindo desconforto, irritação ou vermelhidão ocular
  9. Procurar o médico oftalmologista assim que apareça qualquer sinal de alerta no uso de lentes: vermelhidão, irritação, dor ocular, diminuição ou embaçamento da visão e secreção ocular.

4 - O que são Lentes de Contato Gelatinosas?

São lentes feitas com materiais macios. Existem diversos tipos de materiais no mercado. Podem corrigir tantos os graus esféricos (miopia e hipermetropia) quanto o astigmatismo.

5 - O que são Lentes de Contato Rígidas?

São lentes fabricadas com materiais de consistência mais dura. Normalmente são indicadas para pacientes que apresentam astigmatismo corneano e pacientes com alguma doenças de superfície da córnea (Ceratocone, Cicatrizes corneanas). Podem também ser usadas para correção de graus esféricos (miopia e hipermetropia).

6 - O que são Lentes de Contato Toricas?

São lentes que corrigem o grau do astigmatismo na lente de contato.

7 - O que são Lentes de Contato Multifocais e Bifocais?

São lentes indicadas para pacientes que precisam de correção para a visão de perto (pacientes com mais de 40 anos de idade, pacientes submetidos a cirurgia de Catarata).

8 - O que são lentes descartáveis e anuais?

Lentes descartáveis são lentes em que a troca da lente são realizadas em períodos curtos (dias ou semanas). Já as lentes anuais são lentes que se trocam a cada consulta oftalmológica que normalmente deve ocorrer em 12 meses.

9 - O que é monovisão?

É uma tipo de adaptação de lentes de contato em que a visão do olho dominante é colocada em foco para objetos distantes e a visão do olho não dominante é focada para perto. Esse tipo de adaptação ocorre nos pacientes que precisam de correção para perto. É uma maneira diferente de adaptação semelhante as lentes Bifocais.

10 - Lentes Especiais para Ceratocone

O Ceratocone é uma doença da córnea em que ocorre uma mudança na curvatura corneana e na espessura da córnea provocando um astigmatismo assimétrico que na maioria dos casos é melhor corrigido com lentes rígidas.

Alguns casos podem apresentar difícil adaptação devido elevação muito importante do centro da córnea ou elevação descentrada, para esses casos foram criadas lentes com diferentes curvas para melhor adaptação. Dentre esses diferentes tipos podemos citar: Lentes Asféricas, Lentes Sopper, Lentes Esclerais entre outras.

11 - Devo fazer uma consulta de Lente de Contato?

Sim.

É importante que o paciente que usa lentes de contato compareça a consulta de rotina usando as lentes para que o médico oftalmologista avalie como está sendo o uso e se as lentes estão bem adaptadas e não estão causando nenhum dano à córnea do paciente. Caso julgue necessário o médico pode pedir para o paciente suspender o uso por um tempo de uso determinado para uma nova avaliação.

12 - Quais as melhores lentes de contato?

Não existe a melhor lente de contato. Como já foi apresentado existem diversos tipos de lentes de contato e para cada caso pode existir um tipo de lente melhor indicado. Quem tem o dever de indicar o melhor tipo de lente é o médico oftalmologista.

13 - Lentes de Contato estabilizam o grau?

Não. O uso de lentes de contato semelhantemente o uso dos óculos corrige o grau apresentado pelo paciente no momento da avaliação oftalmológica. Isso não garante que o grau do paciente permaneça estável durante o uso das lentes.

2 Respostas

  1. Preciso de uma lente d contato tenho miopia e astigmatismo

    • Cara Alessandra,

      Agende uma consulta para avaliarmos a possibilidade.

      Atenciosamente,

      Dr. Wilian Queiroz

Deixe um comentário