Blog

Quais os tipos de cirurgia e exames necessários para Catarata?

Confira abaixo os tipos de cirurgia indicadas para o tratamento da Catarata. Cirurgia de Catarata por Laser de Femtosegundo Cirurgia de Catarata por Facoemulsificação Cirurgia de Catarata Extracapsular Cirurgia de Catarata por Lensectomia Quais exames são necessários para realizar cirurgia de Catarata? Biometria Óptica ou Ultrassônica Ceratoscopia Computadorizada Microscopia Especular de Córnea…

Leia mais

Quais os tipos de Catarata?

Classificação das Cataratas pela região anatômica É possível classificar a catarata mediante a sua região anatômica. 1 - Catarata tipo Nuclear Opacificação presente no centro do cristalino, essas opacificações normalmente tornam o núcleo com uma coloração marrom a castanho, sendo que normalmente são as opacificações que mais aumentam a dureza do cristalino,…

Leia mais

Cirurgia de Catarata a Laser (Femtosegundo)

Em toda a história da cirurgia de catarata, o procedimento cirúrgico vem se tornando cada vez mais preciso. Nos últimos anos houve o aparecimento de um tipo de laser chamado de Laser de Femtosegundo (laser) o qual tem tornado a cirurgia de catarata ainda mais precisa. Diferenças entre a Cirurgia de Catarata a Laser x…

Leia mais

Tipos de Lentes Intraoculares para Catarata

Com o avanço das técnicas de cirurgia de catarata, houve também um grande avanço nos tipos e materiais das lentes intraoculares (LIOs) implantadas no olho humano. O início do implante das lentes intraoculares surgiu após o aparecimento da técnica de cirurgia de catarata extracapsular que possibilitou a preservação da cápsula posterior do cristalino que servia como…

Leia mais

Implante de Anel Corneano ou Anel Intraestromal

  O implante de anel corneano intraestromal é um procedimento realizado na tentativa de regularizar a superfície corneana, podendo ajudar na correção do grau esférico (miopia) do paciente. É indicado nos pacientes com Ceratocone e similares (Degeneração Marginal Pelúcida e Ceratoglobo), além de outros casos especiais como pós transplante de…

Leia mais

Cirurgia de Crosslinking

O Crosslinking é uma cirurgia de olhos que consiste na aplicação de um raio ultravioleta UVA associado a uma medicação denominada Riboflavina (Vitamina B2). O objetivo primário do Crosslinking é causar um fortalecimento das fibras de colágeno provocando um endurecimento da córnea e diminuição das chances de ectasia corneana. O…

Leia mais

Transplante de Córnea

A córnea é a estrutura mais externa do globo ocular. Ela separa a parte externa da parte interna do olho. Ela é uma estrutura transparente formada por várias camadas de tecido de colágeno. O Transplante de Córnea é a cirurgia na qual a córnea doente do paciente é substituída por…

Leia mais

Quais exames são necessários para a cirurgia de Hipermetropia?

Os exames necessários para a Cirurgia de Hipermetropia são: Refração Ocular Tonometria Mapeamento de Retina Ceratoscopia Computadorizada Paquimetria corneana Tomografia corneana (Pentacam/ Orbscan ou Galilei) Dependendo das particularidades de cada caso outros exames podem ser pedidos: Biometria Campimetria Computadorizada Tomografia de Coerência Óptica (OCT) Microscopia Especular de Córnea Retinografia Aberrometria…

Leia mais

Cirurgia de Hipermetropia a Laser

As cirurgias de Hipermetropia a Laser podem ser dividas em cirurgias de Superfície corneana ou Cirurgias Intraestromais (aplicadas no estroma da córnea). Cirurgias de Superfície Corneana Nesse tipo de cirurgia, o Laser é aplicada logo abaixo do epitélio corneano, que é uma fina camada de células na parte mais externa…

Leia mais

Como diagnosticar e tratar a hipermetropia?

Como diagnosticar a Hipermetropia? O diagnóstico da hipermetropia é feito através de uma avaliação com o médico oftalmologista. Após a suspeita do problema, devido ao aparecimento dos sintomas, o paciente ou os pais (no caso de crianças) devem fazer o agendamento de uma consulta médica para que seja realizada uma…

Leia mais

Conheça os Sintomas, diagnóstico e tratamento para o Astigmatismo

Quais os sintomas do Astigmastimo? Visão embaçada Cansaço visual Dores de cabeça Dificuldade para a leitura Visão dupla Fotofobia (intolerância à claridade) Dificuldade de concentração Necessidade constante de apertar os olhos Como diagnosticar o Astigmatismo? O diagnóstico é feito através de uma avaliação com o médico oftalmologista. Após a suspeita…

Leia mais