Causas, diagnósticos e tratamentos para a Catarata

Quais são as causas de Catarata?

As causas da Catarata dependem da idade do aparecimento e do mecanismo de formação da opacificação do cristalino. A causa mais comum é o processo natural do envelhecimento.

Existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento precoce da Catarata com o tabagismo, alcoolismo, mau controle do Diabetes, exposição intensa à luz solar ultravioleta, uso frequente de medicamentos causadores de Catarata como os corticosteróides entre outros.

Como diagnosticar a Catarata?

O diagnóstico da Catarata é feito pelo médico oftalmologista durante a consulta. Após a suspeita do problema o paciente agenda uma avaliação onde o médico irá fazer um exame oftalmológico completo para o diagnóstico da doença.

A constatação médica é feita em um aparelho denominado lâmpada de fenda onde é visualizado a opacificação do cristalino. Na maioria dos casos a Catarata somente é diagnosticada dessa maneira, porém em casos de Catarata muito avançada a opacificação torna-se tão intensa que a pupila (menina dos olhos) pode torna-se esbranquiçada (foto) podendo o diagnóstico ser feito a olho nu.

Como tratar a Catarata?

O tratamento da Catarata é cirúrgico. Sugiro a leitura  do tratamento da catarana pela cirurgia laser

Mais informações sobre catarata?

Acesse Cirurgia de Catarata a Laser entre em contato e agende a sua consulta!!