Tratamentos e cirurgias para a correção do Ceratocone

evolucao ceratocone

O diagnóstico do ceratocone é feito através da avaliação de um oftalmologista.

Com o aparecimento dos sintomas, ou em casos em que haja algum parente com a doença, o paciente deve agendar uma consulta para uma avaliação oftalmológica completa.

Sinais da Ceratocone num exame de olhos (vista)

Existem alguns sinais que o médico oftalmologista observa durante a consulta.

São eles:

  1. Reflexo em gota de óleo (durante o exame de oftalmoscopia direta)
  2. Reflexo “em tesoura”(durante o exame de retinoscopia)
  3. Linhas de Vogt (observado na biomicroscopia ocular)
  4. Anel de Fleischer (observado na biomicroscopia ocular)
  5. Diminuição da Espessura Corneana (observado na biomicroscopia ocular)
  6. Sinal de Munson (abaulamento palpebral quando o paciente olha para baixo)

Exames indicados para o diagnóstico da Ceratocone

Com a suspeita da doença, alguns exames complementares são necessários para confirmação do diagnóstico e acompanhamento da evolução da Ceratocone.

  1. Ceratoscopia Computadorizada (mede a curvatura e o formato da córnea)
  2. Paquimetria Corneana (mede a espessura da córnea)
  3. Tomografia Corneana (Pentacam / Orbscan/ Galilei)

Formas de Tratamento do Ceratocone

1 - Óculos

O uso dos óculos é indicado nos casos mais leves da Ceratocone em que as alterações corneanas ainda não provocaram distorções nas imagens e o paciente consegue uma boa visão com o uso dos óculos.

2 - Lentes de Contato

São indicadas quando o paciente prefere o uso das lentes no lugar dos óculos ou em casos de tratamento da Ceratocone em que a evolução da doença já causou distorções nas imagens.

Nesse caso são usadas lentes especiais para o Ceratocone. Confira tudo sobre lentes de contato.

3 - Anel Corneano (cirurgia)

O implante de anel corneano é indicado no caso em que os pacientes não apresentam uma boa visão com os óculos e/ou o uso de lentes de contato não proporciona uma boa visão, as lentes não se adaptam na córnea ou não são bem toleradas.

O anel de tratamento do  Ceratocone é implantado  no estroma da córnea (parte mais espessa da córnea) numa tentativa de regularizar as distorções causadas pela evolução do ceratocone, provocando uma melhora da qualidade visual.

4 - Crosslinking (cirurgia)

O Crosslinking é uma técnica na qual é aplicado na córnea um feixe de luz ultravioleta UVA, associado a uma medicação denominada Riboflavina (Vitamina B2).

A técnica consiste na remoção do epitélio corneano e aplicação de Riboflavina de 5 em 5 minutos durante 30 minutos, em seguida ocorre a aplicação da luz ultravioleta.

O objetivo do crosslinking no combate aode tratamento do  Ceratocone é fortalecer as ligações de colágeno do tecido corneano deixando a córnea mais resistente evitando que ocorre o abaulamento e afilamento da corneano, provocando a estabilização do ceratocone.

5 - Transplante de Córnea (cirurgia)

A cirurgia de transplante de córnea é o tratamento reservado para os casos mais severos de  Ceratocone em que os tratamentos anteriores não tiveram sucesso ou em casos onde já ocorreu opacificação do estroma corneano. O transplante de córnea consiste na remoção da córnea doente e na substituição dessa por uma córnea saudável de um doador.

O Ceratocone é uma doença progressiva e gradativamente com a evolução da doença ocorre um aumento da curvatura corneana que pode causar o aparecimento de astigmatismo assimétrico e prejudicar a visão, sendo que em casos mais severos pode levar a perda visual.

Deseja tratar o Ceratocone?

Entre em contato e agende a sua consulta!!

O consultório está localizado em Ribeirão Preto.

12 Respostas

  1. Boa noite, eu tenho 21 anos estou com “suspeita” de ceratocone, meu oftalmologista me disse que não posso fazer cirurgia de miopia, pelo fato da suspeita desta doença, há alguma maneira de eu fazer esta cirurgia mesmo com essa suspeita?

    • Caro Carlos,

      A cirurgia clássica para correção de miopia a laser (fotoablação estromal corneana), normalmente é contraindicada nos pacientes com ceratocone. Existe outras possibilidades com Implante de anel corneano, Implante de Lente Intraocular. Para avaliar a possibilidade seria necessário uma avaliação oftalmológica.

      Atenciosamente,

      Dr. Wilian Queiroz

  2. Descobri q tinha cerocotone na vista sós meus 16 anos de idade…de lá pra cá fiz o uso de óculos.durante um tem até q o óculos já não adiantava mais..passei a usar lente de contato já faz 17 anos q eu uso lentes de contado…já estou cansada de usar lente..queria mesmo e fazer a cirurgia já fui em clínicas aí em ribeirão e nem um médico me deus uma solução so receita lente…agora estou usando uma lente de contato q se chama rose k…será q tem alguma cirurgia q eu possa me livrar dessas lente…deis de já agradeço. ..

    • Cara Cristiane,

      A cirurgia com anel corneano é uma possibilidade. Agende uma consulta para avaliação.

      Atenciosamente,

      Dr. Wilian

  3. Descobri q tinha cerocotone na vista aos meus 16 anos de idade…de lá pra cá fiz o uso de óculos.durante um tempo ..até q o óculos já não adiantava mais..passei a usar lente de contato já faz 17 anos q eu uso lentes de contado…já estou cansada de usar lente..queria mesmo e fazer a cirurgia já fui em clínicas aí em ribeirão e nem um médico me deus uma solução so receita lente…agora estou usando uma lente de contato q se chama rose k…será q tem alguma cirurgia q eu possa me livrar dessas lente…deis de já agradeço. ..

    • Cara Cristiane,

      Existe o procedimento de implante de anel corneano. Para avaliar a possibilidade seria necessário uma consulta e exames complementares.

      Atenciosamente,

      Dr. Wilian

  4. Ola!
    Estava fazendo a limpeza das minhas lentes e acabou quebrando tem como conserta ou vou ter de comprar outra?

    • Caro Otávio,

      Se ocorreu a quebra terá que substituí-la por outra lente.

      Atenciosamente,

      Dr. Wilian Queiroz

  5. Tenho ceratocone e uso lentes rígidas… Estou cansada de usar esse tipo de lente… Embaça , machuca e as vezes até cai dos olhos… Vc ja ouviu falar das lentes q o dr Cláudio trindade desenvolveu? Q substitui o transplante de córnea? Passou no globo repórter

    • Cara Catia,

      Já ouvi falar sobre as lentes sim. Essas lentes são indicadas para casos avançados de ceratocone. O paciente também já deve estar sem o cristalino (lente intraocular natural do olho).

      Atenciosamente,

      Dr. Wilian Queiroz

  6. Descobri o ceratocone ha 6 anos e também tenho depressão psicotica em tratamento so que o meu problema ocular esta piorando e ninguém acredita acham que estou exagerando mas so tenho20% de visão no olho d com oculo o olho e eu so vejo vultos estou muito desanimada e desacreditada sou técnica de enfermagem e não sei o que fazer preciso de ajuda, grata.

    • Cara Lilian,

      Para avaliação do seu ceratocone é necessário uma consulta e realização de exames complementares.

      Atenciosamente,

      Dr. Wilian Queiroz

Deixe um comentário