O Crosslinking é uma cirurgia de olhos que consiste na aplicação de um raio ultravioleta UVA associado a uma medicação denominada Riboflavina (Vitamina B2).
O objetivo primário do Crosslinking é causar um fortalecimento das fibras de colágeno provocando um endurecimento da córnea e diminuição das chances de ectasia corneana.
O procedimento foi descrito inicialmente na Alemanha pelo Prof. Theo Seiler no final da décaca de 1990 e desde então vem apresentando reconhecimento da Oftalmologia Mundial, principalmente devido ao tratamento do Ceratocone.
Indicação do crosslinking
O crosslinking é indicado principalmente quando as doenças ectásicas da córnea (Ceratocone, Ceratoglobo e Degeneração Marginal Pelúcida) apresentam evolução. Mas também pode ser indicado nos pacientes que foram submetidos a procedimento refrativo a laser que está apresentando ectasia corneana.
O principal do objetivo da cirurgia de crosslinking é a promoção da estabilização da evolução do Ceratocone devido ao aumento da rigidez corneana promovida pelo fortalecimento das ligações das fibras de colágeno. Em um pequeno número de pacientes ocorre a melhora da acuidade visual e diminuição da refração.
Como é feita a cirurgia de crosslinking?
A cirurgia de crosslinking é feita em centro cirúrgico com a aplicação de colírio anestésico e retirada do epitélio corneano. Durante 30 minutos é aplicado colírio de Riboflavina (Vitamina B2) a cada 5 minutos e por mais 30 minutos é aplicado o raio UVA associado à instilação de Riboflavina.
Após o término da cirurgia é colocado uma lente de contato que somente será retida após 5 a 6 dias e o paciente é liberado para ir para casa.
Quais as doenças e podem ser tratadas com Crosslinking?
- Ceratocone
- Ceratoglobo
- Degeneração Marginal Pelúcina
- Ectasias Corneanas pós cirurgia Refrativa
Deseja tratar o Ceratocone?
Entre em contato e agende a sua consulta!!
O consultório está localizado em Ribeirão Preto.
Rescentemente fui diagnosticada com ceratocone e gostaria de saber o valor da cirurgia (crosslinking) e se a mesma oferece riscos, como por exemplo, ficar cego?
Se puder me responder por gentileza.
Bianca,
A cirurgia de Crosslinking é um procedimento para tentar estabilizar a doença (Ceratocone), sendo que em alguns casos a qualidade da visão pode melhorar. Como em qualquer cirurgia existem riscos, mas trata-se de um procedimento muito seguro e muito raro perda de visão após essa cirurgia. Sobre os custos da cirurgia e indicação uma avaliação oftalmológica será necessário. Agende uma consulta para melhor avaliá-la.
Atenciosamente,
Dr. Wilian Queiroz
Bom dia!Meu filho foi diagnósticado com a doença ceratocone e está evoluindo muito rápido, ele tem 11 anos e é imperativo,como é feito essa cirurgia nesse caso com criança agitada,a anestesia é geral?
Cara Jackeline,
Seria importante fazer a avaliação dele para ver a necessidade de anestesia geral, porém quando a criança não colabora com o procedimento provavelmente será necessário uma sedação ou anestesia geral.
Atensiosamente,
Dr. Wilian
Boa noite!
Tenho que fazer a cirurgia de crosslinking e queria saber se aceitam convênios.
Att
Luiz Pinheiro
Olá Luiz,
Aceitamos convênios sim, mas o procedimento de crosslinking ainda não tem cobertura pelos convênios. Somente consulta e exames.
Atenciosamente,
Dr. Wilian