Cirurgia de Crosslinking

cirurgia de crosslinking em ribeirao preto

O Crosslinking é uma cirurgia de olhos que consiste na aplicação de um raio ultravioleta UVA associado a uma medicação denominada Riboflavina (Vitamina B2).

O objetivo primário do Crosslinking é causar um fortalecimento das fibras de colágeno provocando um endurecimento da córnea e diminuição das chances de ectasia corneana.

O procedimento foi descrito inicialmente na Alemanha pelo Prof. Theo Seiler no final da décaca de 1990 e desde então vem apresentando reconhecimento da Oftalmologia Mundial, principalmente devido ao tratamento do Ceratocone.

Indicação do crosslinking

O crosslinking é indicado principalmente quando as doenças ectásicas da córnea (Ceratocone, Ceratoglobo e Degeneração Marginal Pelúcida) apresentam evolução. Mas também pode ser indicado nos pacientes que foram submetidos a procedimento refrativo a laser que está apresentando ectasia corneana.

O principal do objetivo da cirurgia de crosslinking é a promoção da estabilização da evolução do Ceratocone devido ao aumento da rigidez corneana promovida pelo fortalecimento das ligações das fibras de colágeno. Em um pequeno número de pacientes ocorre a melhora da acuidade visual e diminuição da refração.

Como é feita a cirurgia de crosslinking?

cirurgia de crosslinking é feita em centro cirúrgico com a aplicação de colírio anestésico e retirada do epitélio corneano. Durante 30 minutos é aplicado colírio de Riboflavina (Vitamina B2) a cada 5 minutos e por mais 30 minutos é aplicado o raio UVA associado à instilação de Riboflavina.

Após o término da cirurgia é colocado uma lente de contato que somente será retida após 5 a 6 dias e o paciente é liberado para ir para casa.

Quais as doenças e podem ser tratadas com Crosslinking?

1. Ceratocone
  2. Ceratoglobo
  3. Degeneração Marginal Pelúcina
  4. Ectasias Corneanas pós cirurgia Refrativa

Deseja tratar o Ceratocone?

Entre em contato e agende a sua consulta!!

6 Respostas

1. Rescentemente fui diagnosticada com ceratocone e gostaria de saber o valor da cirurgia (crosslinking) e se a mesma oferece riscos, como por exemplo, ficar cego?
    Se puder me responder por gentileza.

• Bianca,
      A cirurgia de Crosslinking é um procedimento para tentar estabilizar a doença (Ceratocone), sendo que em alguns casos a qualidade da visão pode melhorar. Como em qualquer cirurgia existem riscos, mas trata-se de um procedimento muito seguro e muito raro perda de visão após essa cirurgia. Sobre os custos da cirurgia e indicação uma avaliação oftalmológica será necessário. Agende uma consulta para melhor avaliá-la.

Atenciosamente,

Dr. Wilian Queiroz

2. Bom dia!Meu filho foi diagnósticado com a doença ceratocone e está evoluindo muito rápido, ele tem 11 anos e é imperativo,como é feito essa cirurgia nesse caso com criança agitada,a anestesia é geral?

• Cara Jackeline,

Seria importante fazer a avaliação dele para ver a necessidade de anestesia geral, porém quando a criança não colabora com o procedimento provavelmente será necessário uma sedação ou anestesia geral.

Atensiosamente,

Dr. Wilian

3. Boa noite!

Tenho que fazer a cirurgia de crosslinking e queria saber se aceitam convênios.

Att
    Luiz Pinheiro

• Olá Luiz,

Aceitamos convênios sim, mas o procedimento de crosslinking ainda não tem cobertura pelos convênios. Somente consulta e exames.

Atenciosamente,

Dr. Wilian