Quais os sintomas e formas de tratamento da Miopia?

miopia-ribeirao-preto

Miopia é um erro de refração (ametropia) no qual os raios de luz vindos de objetos distantes são focalizados antes da retina.

Quais os sintomas da Miopia?

1. Visão embaçada – esse é o principal sintoma da miopia e aparece principalmente ao tentar focar objetos distantes.
  2. Cansaço Visual
  3. Dores de Cabeça
  4. Dificuldade para assistir TV ou cinema
  5. Dificuldade para dirigir
  6. Dificuldade para enxergar a noite
  7. Necessidade constante de apertar os olhos

Como diagnosticar a Miopia?

O diagnóstico da miopia é feito através de uma avaliação com o médico oftalmologista. Após a suspeita do problema, devido ao aparecimento dos sintomas, o paciente ou os pais (no caso de crianças) devem agendar uma consulta médica para que seja realizada uma avaliação oftalmológica completa.

Qual o tratamento indicado para a miopia?

1- Uso de óculos

Nesse caso, o oftalmologista fará uma avaliação oftalmológica e prescreverá o grau do paciente nas lentes dos óculos.

2- Lentes de Contato

Para a correção da miopia com lentes de contato além do grau do paciente e da curvatura da córnea o médico deve levar em consideração outros aspectos para adaptação da lente como:

1. Tipo de Lente (Rígidas/ Gelatinosas/ Híbridas/ Tóricas)
  2. Curvatura da Lente de Contato
  3. Diâmetro da Lente e Material

3 - Cirurgia corretiva - Miopia

A clássica cirurgia de miopia que é feita nos dias de hoje é cirurgia a Laser feita com Excimer Laser que é um tipo de Laser que se baseia na fotoablação do estroma corneano. O grau da miopia é corrigido na Córnea do paciente através de aplicação do Laser.

Em alguns pacientes a cirurgia padrão com laser pode não ser indicada devido ao alto grau de miopia, por problemas da córnea do paciente (Ceratocone) ou por doenças associadas como Glaucoma e Catarata.

Nesses casos pode ser avaliados outros tipos de cirurgias como Implante de Lentes Intraoculares Fácicas (Artisan, Artiflex, ICL...) e Implante de Lentes Intraoculares Pseudofácias (remoção do cristalino) quando associada a Catarata.

Acesse ainda Quando a cirurgia é indicada para o tratamento da Miopia?

Interessado no tratamento de miopia? Agende!

Acesse Cirurgia de tratamento de Miopia ou entre em contato e agende a sua consulta!!

O consultório está localizado em Ribeirão Preto - SP