Quais os tipos de Catarata?

Classificação das Cataratas pela região anatômica

É possível classificar a catarata mediante a sua região anatômica.

1 - Catarata tipo Nuclear

Opacificação presente no centro do cristalino, essas opacificações normalmente tornam o núcleo com uma coloração marrom a castanho, sendo que normalmente são as opacificações que mais aumentam a dureza do cristalino, necessitando de maior energia para sua remoção.

2- Catarata tipo Cortical

Opacificação que ocorre entre o núcleo do cristalino e a região capsular. É um tipo de Catarata comum em pacientes diabéticos e normalmente causam uma grande perda visual.

3- Catarata Subcapsular

Opacificação próxima à cápsula dos cristalino. Pode ocorrer na região anterior (Catarata Subcapsular Anterior) ou na região posterior (Catarata Subcapsular Posterior). O primeiro tipo é muito frequente nas Cataratas Congênitas e o segundo mais comum em pacientes usuários de medicamentos corticosteróides.

Essas Cataratas normalmente dão mais sintomas em situações onde ocorre a miose (fechamento da pupila) como na ato de leitura e presença de ambientes com muita iluminação ou luz solar excessiva.

Classificação da Catarata pela Formação da Opacidade

Ainda é possível haver outro tipo de classificação para a catarata, mediante o mecanismo de formação da opacidade.

Veja abaixo.

1 - Catarata Senil

Esse é o tipo mais frequente de Catarata e ocorre devido ao envelhecimento natural do cristalino. É a principal causa de cegueira tratável no mundo.

2 - Catarata Congênita e Infantil

Catarata congênita é o nome dado as opacificações do cristalino que estão presentes ao nascimento. Quando a opacidade aparece nos primeiros anos de vida chamamos de Catarata Infantil.

3 - Catarata Associada a Doenças Oculares

Algumas doenças nos olhos podem ser causa de catarata, entra essas podemos citar a alta miopia, uveíte (inflamação dentro do olho), glaucoma (principalmente após crises de glaucoma agudo), Retinose Pigmentar.

4 - Catarata Associada a Doenças Sistêmicas

Existem algumas doenças que são capazes de colaborar para o aparecimento de Catarata como Diabetes, Dermatite Atópica, Neurofibromatose, Distrofia miotônica.

5 - Catarata Associado a Síndromes (doenças)

Várias síndromes genéticas são responsáveis pelo aparecimento de Catarata entre elas podemos citar algumas como Síndrome de Down, Sindrome de Patau, Síndrome de Cri-du-chat, Sindrome de Turner, Síndrome de Edward, Síndrome de Rubenstein-Taybi além de diversas outras.

Tratamento para Catarata?

Acesse Cirurgia de Catarata a Laser entre em contato e agende a sua consulta!