Tipos de Lentes Intraoculares para Catarata

Lentes Intraoculares em Ribeirão Preto

Com o avanço das técnicas de cirurgia de catarata, houve também um grande avanço nos tipos e materiais das lentes intraoculares (LIOs) implantadas no olho humano.

O início do implante das lentes intraoculares surgiu após o aparecimento da técnica de cirurgia de catarata extracapsular que possibilitou a preservação da cápsula posterior do cristalino que servia como suporte para o implante da lente.

Como nessa técnica, um grande corte era realizado no olho para a retirada do cristalino (6 a 7 mm) e as primeiras lentes tinham aproximadamente esse diâmetro e eram feitas de material rígido.

Com o aparecimento da técnica de facoemulsificação em cirurgias de catarata, as incisões corneanas tornaram-se cada vez menores, começando com 3,2mm podendo atualmente serem feitas com até 1,8mm.

Com isso houve um grande avanço nos materiais das lentes intraoculares que passaram a ser flexíveis podendo as lentes entrarem dobradas por essas incisões e abrindo novamente dentro do olho.

Confira outros avanços nas lentes intraoculares de Catarata

Além da evolução dos materiais, outros pontos passaram a ter grande relevância na cirurgia de catarata como:

  • Correção do grau esférico (miopia, hipermetropia)
  • Correção do grau cilíndrico (Astigmatismo)
  • Correção da Presbiopia (Dificuldade visual para perto.

Tipos de lentes de contato:

Lentes Esféricas:

É o tipo de lente que irá corrigir o grau esférico do paciente. É o tipo de lente que os planos de saúde são obrigados a fornecer aos pacientes.

Lentes Asféricas:

É um tipo de lente monofocal semelhante às esféricas, porém além de corrigir o grau esférico do paciente corrigem também as aberrações esféricas que ocorrem na periferia das lentes esféricas, causando uma maior nitidez nas imagens fornecidas ao olho.

Lentes Tóricas:

São lentes que além do grau esférico podem também corrigir o astigmatismo dos pacientes. São indicadas aos pacientes que apresentam um grau de astigmatismo corneano.

Lentes Multifocais:

São lentes que corrigem tanto a visão para longe quanto a visão para perto. As lentes intraoculares multifocais na verdade são lentes bifocais, pois apresentam um foco para longe e outro foco para perto. Na produção das imagens parte da luz é perdida e por isso, ocorre um fenômeno denominado de perda de sensibilidade ao contraste o que leva as lentes não serem indicadas para todos os pacientes.

Alguns outros sintomas são comuns nos pós operatórios do implante dessas lentes como a visão de halos e glare. Esses sintomas tendem a melhorar com o passar dos meses mediante o uso das lentes multifocais.

2 Respostas

  1. Gostaria de fazer a cirurgia e também colocar lentes coloridas tem possibilidade

    • Cara Rosmary,

      Fiquei na dúvida sobre a sua pergunta. As lentes implantadas para cirurgia de catarata são diferentes das lentes de contato coloridas. Se você fizer a cirurgia de catarata e o implante da lente intraocular é possível colocar lentes de contato coloridas após a cirurgia sim.

      Atenciosamente,

      Dr. Wilian

Deixe um comentário