Quais os tipos e riscos de cirugia de astigmatismo

A clássica cirurgia do astigmastismo que é feita nos dias de hoje é cirurgia a Laser feita com Excimer Laser que é um tipo de Laser que se baseia na fotoablação do estroma corneano. O Grau do paciente é corrigido na Córnea do paciente atravém de aplicação do Laser.

Em alguns pacientes a cirurgia padrão com Laser pode não ser indicada devido ao alto grau outros erros refracionais associados como miopia e hipermetropia, por problemas da córnea do paciente (Ceratocone) ou por doenças associadas como Glaucoma e Catarata.

Nesses casos pode ser avaliados outros tipos de cirurgias como Implante de Lentes Intraoculares Fácias (Artisan, Artiflex, ICL...) e Lentes Intraoculares Pseudofácias (remoção do cristalino) quando associada a Catarata.

As cirurgias de Astigmatismo a Laser pode ser dividas em:

Cirurgias de Superfície corneana

Nesse tipo de cirurgia o Laser é aplicada logo abaixo do epitélio corneano, que é uma fina camada de células na parte mais externa da córnea.

A cirurgia de superfície corneada pode ser feita de 2 maneiras:

PRK cujo nome vem do inglês (Photorefractive Keratectomy), nesse tipo de cirurgia o epitélio corneano é removido cirurgicamente e desprezado. O laser é aplicado e uma lente de contato é colocada. O epitélio se refaz espontaneamente após 4 a 5 dias e a lente de contato é retirada.

LASEK (Laser-Assisted Sub-Epithelial Keratectomy), nessa técnica o epitélio também é removido e o laser aplicado, porém ele não é desprezado e sim recolocado. Também é colocado uma lente de contato que também é retirada após 4 a 5 dias quando esse epitélio é totalmente regenerado.

Cirurgias Intraestrmomais

Nesses tipos de cirurgia o Laser é aplicado no meio do estroma corneano.

Lasik – (Laser-Assisted in situ Keratomileusis) Nessa técnica cirúrgica é feito uma corte semelhante a uma tampa de laranja através de um aparelho denominado micro-cerátomo. Esse aparelho faz uma sucção no olho e uma lâmina realiza o corte na cornea. Após o corte é levantado o flap (retalho) corneano e o laser aplicado no estroma da cornea. Terminado a aplicação do Laser o flap corneano é recolodado na sua posição original.

iLasik ou Femtolasik O que difere essa nova técnica do Lasik tradicional é que o corte corneano realizado para a aplicação do Excimer Laser é feito com outro tipo e laser denominado Laser de Femtosegundo que se baseia no princípio de fotodisrupção e não ablação corneana como o laser de Excimer. A confecção do Flap corneano com Laser de Femtosegundo é mais precisa do que com os microcerátomos tradicionais. Logo para o tratamento com esse tipo de técnica o paciente é submetido ao procedimento por aplicação de 2 tipos diferentes de Lasers.

Quando indico cirurgia de Astigmatismo

1. Há interesse do paciente pela realização do tratamento cirúrgico
  2. O paciente deve ser maior de 21 anos
  3. O grau deve estar estável há 1 ano ou mais
  4. Exames complementares normais

A Cirurgia de Astigmatismo é segura?

Sim. Muito segura!

Não quer dizer que é isenta de riscos para a visão, mas a maioria absoluta das pessoas que realizam a cirurgia mantém a mesma visão com óculos e/ou lentes de contato. Para a realização da cirurgia com segurança é fundamental uma avaliação criteriosa dos exames complementares pré-operatórios.

Quais os riscos da cirurgia de Astigmatismo

Apesar de um baixo risco de complicações alguns riscos podem estar presentes na cirurgia de como:

1. Correção parcial do grau
  2. Visão de halos ao redor das luzes – principalmente à noite
  3. Sintomas de olho seco – mais comum nos primeiros meses após a cirurgia.
  4. Riscos na realização do Flap corneano (no caso de Lasik)
  5. Hase (opacificações estromais da córnea) no caso de PRK
  6. Ceratite Infecciosa – infecção que ocorre na córnea após a cirurgia

2 Respostas

1. OLA DR. ATE QUANTOS GRAUS DE ASTIGMATISMO PODE SER CORRIGIDOS COM A CIRURGIA ? SERIA UM SONHO PRA MIM PODER OPERAR E NÃO DEPENDER MAIS DE ÓCULOS.

O MEU GRAU É
    (D) -1.25 (s) -4.50 (C) A11
    (E) – 0,50 (s) -7.25 (C) A159

MTO OBRIGADO

• Caro Nivaldo,

Existem diversas técnicas para correção do astigmatismo. Agende uma avaliação.

Atenciosamente,

Dr. Wilian Queiroz