Transplante de Córnea

Transplante Cornea ribeirao preto

A córnea é a estrutura mais externa do globo ocular. Ela separa a parte externa da parte interna do olho. Ela é uma estrutura transparente formada por várias camadas de tecido de colágeno.

O Transplante de Córnea é a cirurgia na qual a córnea doente do paciente é substituída por uma córnea saudável de um doador.

A cirurgia de transplante de córnea é indicada quando a córnea não oferece boas condições ópticas para a visualização das imagens, seja por alteração de sua transparência, seja pela alteração de sua estrutura (mudanças em sua curvatura).

A cirurgia de Transplante de Córnea pode ser realizada pela substituição de toda espessura corneana denominado Tranplante Penetrante ou por substituição parcial dos tecidos, chamados Transplantes Lamerales.

Transplantes de córneas penetrantes

Nos transplantes penetrantes a córnea é trocada em toda a sua espessura o que necessita de um maior número de pontos para a manutenção do transplante e um maior tempo de recuperação após a cirurgia.

Transplantes de córneas lamelares

Os transplantes lamelares podem ser divididos em anteriores e posteriores. Nos transplantes anteriores (DALK Deep Anterior Lamellar Keratoplasty (Ceratoplastia Lamelar Anterior Profunda) ou Big Bubble) somente a camada estromal da córnea é removida, preservando a parte mais interna o que gera um menor índice de rejeição ao tecido transplantado.

Nos transplantes lamelares posteriores somente a camada interna da córnea é trocada o que gera uma recuperação mais rápida do paciente (1 mês) ao invés de 6 a 8 meses no transplante penetrante. Nas técnicas de transplantes lamelares anteriores temos os DESAEK (Descemet Stripping Automated Endothelial Keratoplasty) e o DMEK (Descemet Membrane Endothelial Keratoplasty).

Quais as principais indicações para o transplante de córnea?

  1. Ceratocone
  2. Ceratoglobo
  3. Degeneração Marginal Pelúcida
  4. Doença de Fucks
  5. Trauma Perfurante
  6. Ceratopatia Bolhosa
  7. Distrofias Corneanas
  8. Ceratites Infecciosas
  9. Ceratites Químicas
  10. Queimadura ocular

6 Respostas

  1. como que faz pra entrar na fila pro transplante de cornea

    • Cara Adriana,

      Para entrar na fila seu oftalmologista precisa incluí-la.

      Atenciosamente,

      Dr. Wilian Queiroz

  2. Oi, fui a um oftalmologista que me examinou e disse que tenho um cicatriz na retina, e disse que não exite nenhum tipo de tratamento ou cirurgia para meu problema. Gostaria de saber se poderiam me ajudar no meu problema?

    • Caro Gustavo,

      Cicatrizes retinianas normalmente não apresentam tratamento. Para confirmar o diagnóstico seria necessário uma avaliação oftalmológica.

      Atenciosamente,

      Dr. Wilian Queiroz

  3. Aguardo avaliação do Instituto Reynaldo Resende, para possível transplante de córnea. Gostaria se possível,o valor da cirurgia.Obrigado!

    • Caro Nelson,

      Para avaliar valores seria necessário uma avaliação prévia. Agende uma consulta para eu poder avaliá-lo.

      Atenciosamente,

      Dr. Wilian

Deixe um comentário